segunda-feira, 21 de maio de 2007

iPod: uma narrativa em 4 posts # 1

Há mais ou menos 1 mês o nosso iPod avariou-se. Como? Contemos a história assim: uns dedos curiosos e pequeninos ansiosos de música ajudaram-no a fazer uma viagem vertical em alta velocidade do armário da sala até ao chão. O iPod deixou de responder aos comandos e passou a fazer "tec... tec...". Avariou-se, portanto. (suspiro)

Dias depois comecei a sentir a falta dele a sério. Invadia-me o pensamento no trabalho, enquanto fazia o jantar ou andava de carro.

Falei com um amigo técnico e entendido nestas coisas. Pelo som podia dizer-me que era o disco. Precisava de um disco novo.
eu – Tudo bem. Quanto custa? Posso encomendar-te um?
amigo técnico – Poder podes mas não te aconselho, fica praticamnete ao mesmo preço de um iPod novo... Compensa sim, comprar nos Estados Unidos onde custam 1/3 do preço. Tens alguém que lá vá em breve?
eu – Por acaso tenho mas não dá muito jeito e não é tão em breve assim...

---------
Agora um àparte:
Porque é que quase nunca é facil arranjar um electrodoméstico? A sério...! É impressionante. As lixeiras do 1º mundo devem estar cheias de aparelhos com 99% de material em bom estado que ninguém esteve para aproveitar... é angustiante. Não sou sovina nem ecoterrorista mas isto faz-me genuína impressão. E o pior é que é preciso ter uma atitude pró activa, contra a maré, tudo está feito para ser mais fácil deitar fora, comprar novo, gastar mais dinheiro e recursos... enfim. Além disso não me apetece nada ter um iPod novo, eu gosto daquele, foi um presente e assim... a conversa do costume e do valor sentimental. Adiante.
---------

Depois de alguns links espreitados na net à cata de discos descobri um blog de um geek americano que descrevia e ilustrava online uma cirurgia de transplante que ele próprio tinha feito ao seu iPod avariado. Os mesmos historial e sintomas do meu: queda e "tec, tec". Não sei porquê acreditei logo naquilo. Pareceu-me tão simples que devia ser verdade. Falta apenas comprar um disco deste lado do Atlântico que descobri entretanto onde e como.

Abrimos o iPod, retirámos o disco e aguardamos agora a chegada do um novo para acabar a operação. Hand made here we go! Será que vai funcionar? Não sei. Se não, ao menos tentou-se. Se sim, ainda vou gostar mais dele. Veremos.

3 comentários:

João disse...

Não dizes é se o disco custou tanto quanto o ipod original...

Ana disse...

um iPod novo custa 260 euros. O disco custou 86. Ainda falta saber se funciona... estou à espera do disco novo.

rita disse...

boa! assim é mesmo melhor (e uma tal pessoa conhecida também já não precisa stressar com a compra de tão vital pecinha ;)
espero que funcione, para te orugalhares de tão eco-bravo feito!